Curso
Estratégias e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social

Unidade Universitária vinculada:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Local
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis

Carga Horária
32 horas/aula (8 aulas)

1ª Edição
Outubro a dezembro de 2018 (finalizada)

2ª Edição
2019

Inscrições:
https://www.mackenzie.br/cursos-curta-duracao/universidade/arquitetura-e-design/estrategias-e-assistencia-tecnica-para-habitacao-de-interesse-social/

Calendário (aos sábados das 8h30 às 12h30)

Professores Participantes:

Fabricia Zulin: Arquiteta urbanista, Professora da FIAMFAAM e Diretora do escritório comviva Arquitetura e Urbanismo.

Celso Aparecido Sampaio: Arquiteto Urbanista, Membro Titular do Conselho Municipal de Política Urbana, Professor do Mackenzie e Diretor do CAS Arquitetura.

Viviane Manzione Rubio: Arquiteta Urbanista, Professora do Mackenzie e Consultora em Projetos Urbanos e Habitacionais.

Rosane de Almeida Tierno: Consultora jurídica especialista em Direito Urbanístico e Regularização Fundiária e integrante do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Cláudia Bastos Coelho: Arquiteta urbanista, funcionária pública, especialista em projetos de Melhorias Habitacionais.

Milton Susumu Nakamura: Arquiteto urbanista, Professor da FIAMFAAM e Diretor do escritório Barossi & Nakamura Arquitetos.


“Estratégias e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social” é um curso de Extensão Universitária, viabilizado por meio de convênio com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, voltado para profissionais com interesse em se especializar no tema ou porque já trabalham na área ou porque estão em busca de uma oportunidade de atuação e enxergam a ATHIS como uma opção real de trabalho.

O curso resgata as estratégias de HIS e ATHIS até os dias atuais e identifica metodologias de trabalhos em projetos de estreita relação entre técnicos e usuários em distintas modalidades – urbanização de favelas, conjuntos habitacionais por autogestão, autoconstrução assistida, melhorias habitacionais entre outras.

O corpo docente é formado por profissionais especializados em distintos temas como Urbanização de Favelas, Regularização Fundiária, Projeto de Melhorias Habitacionais, projetos autogestionados e Assistência técnica abrangendo de modo completo a temática.

O curso tem não apenas o objetivo de aprofundamento teórico e prático, mas principalmente de formação profissional e cidadã, um modo de contribuir com a realidade dura de muitas pessoas e ao mesmo tempo atribuir uma renovação nos conhecimentos científicos consagrados.

Trata-se de uma especialização voltada para profissionais, acadêmicos e alunos da graduação interessados pelo tema da Habitação de Interesse Social e da Assistência Técnica Habitacional; pesquisadores e profissionais que atuam ou desejam atuar nesta área (arquitetos, engenheiros, sociólogos, antropólogos, assistentes sociais e demais envolvidos).

Estrutura do curso:

PARTE 01: Políticas de provisão de Novas Moradias e Urbanização de favelas

São destacadas estratégias de atuações, seja de assessorias técnicas que trabalham há mais de 20 anos com os movimentos sociais ou até mesmo projetos de urbanização de favelas e o desafio de integrar estes territórios à cidade. O curso foca em alternativas ao modelo convencional de provisão habitacional - descentralizadas, com agentes variados e que reconhece a cidade real e as reais necessidades da população.

PARTE 02: Assistência Técnica Habitacional de Interesse Social e a realidade da autoconstrução

É colocada a importância de saber trabalhar não apenas com novas unidades (que é o modelo convencional, inclusive mais difundido no curso de graduação em arquitetura) mas principalmente como agir no universo de moradias autoconstruídas que precisam de melhorias. Neste sentido, o curso ensina metodologias de trabalho para o profissional saber enfrentar, por exemplo, os problemas decorrentes da precariedade das moradias e seus impactos na vida dos usuários, entendendo quais são os mecanismos de identificação das patologias das construções, a definição de soluções técnicas, no que diz respeito à especificação de materiais, processos construtivos, mão de obra etc.; e ao mesmo tempo a conjugação da solução proposta com um diálogo adequado com as famílias assistidas. Este universo é menos presente no curso de graduação. Então o curso tenta preencher esta lacuna, inclusive com visita em campo para melhor entendimento desta realidade.