Consultoria para avaliação de projetos de Habitação Social

Local
São Paulo

Data início do trabalho
Julho de 2011

Data finalização do trabalho
Dezembro de 2012

Equipe

Montaner Muxí Arquitectes

Coordenação: Josep Maria Montaner e Zaida Muxí
Equipe:Roser Casanovas, Daniela Arias, David H. Falagán
Colaboração: Carla Conill.

Habitar Arquitetas Associadas

Coordenação: Fabricia Zulin e Renata Coradin
Colaboração: Alessandra Bedolini.

SEHAB

Coordenação: Elisabete França, Maria Teresa Diniz e Maria Teresa Cardoso Fedeli
Equipe: Thiago Soares Barbizan, Josefina Ocanto, Stefânia Dimitrov, Luis Fernando Arias Fachini
Colaboração: todos os técnicos das regionais que acompanharam as visitas aos projetos.

Instrumentos de Avaliação de Projetos foi uma consultoria solicitada pela Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (Sehab) para a análise e avaliação de projetos por meio de desenvolvimento de uma metodologia para análise e avaliação de projetos adaptada à realidade de São Paulo. Este trabalho foi realizado em parceria com o escritório Montaner Muxí Arquitectes, liderado por Zaida Muxí e Josep Maria Montaner.

Este trabalho é proposto como um guia para o acompanhamento dos projetos de urbanização dos assentamentos precários e da construção de habitação para o reassentamento das pessoas que vivem em favelas em situação de risco ou em condições de grande precariedade.

O desenvolvimento do trabalho se baseou na visita e conhecimento de aproximadamente 30 obras de urbanização e conjuntos de habitação de interesse social, a partir das quais foi possível criar fichas de informação e avaliação que embasaram a criação dos critérios.

O trabalho final consiste no desenvolvimento de uma série de perguntas organizadas dentro de quatro escalas: assentamento, conjunto, edifício e unidade habitacional e é proposto como um check-list, onde apareçam considerações que vão mais além das obrigatoriedades das normas e leis, introduzindo questões de qualidade arquitetônica, urbana e ambiental com o objetivo de poder implantar melhorias sem deixar de atender a um orçamento adequado.

O trabalho completo encontra-se publicado em: PREFEITURA DE SÃO PAULO.FRANÇA, Elisabete; COSTA, Keila Prado (Orgs.). Do Plano ao Projeto: novos bairros e habitação social em São Paulo. Volume 2 – 1ª edição – São Paulo: HABI Superintendência de Habitação Popular, 2012 (Série Novos Bairro de São Paulo).